Quantcast
Channel: Plural » Segurança
Viewing all articles
Browse latest Browse all 7

Crianças, smartphones e um pacto pela segurança

$
0
0

A quantidade de pessoas que tem acesso à internet no Brasil equivale à população da Itália, Suíça e Espanha. Somadas são cerca de 78 milhões de pessoas. Desse total, 45,4 milhões navegam mensalmente em casa ou no local de trabalho e, cada uma dessas pessoas utiliza o computador por aproximadamente 70 horas por mês.

A convergência digital faz com que o acesso seja tanto por computadores quanto dispositivos móveis. E, para quem trabalha com segurança da informação, essas estatísticas – extraídas de uma pesquisa realizada pelo IBOPE Nielsen Online – mostram que há muito trabalho a ser feito. O Dia da Internet Segura é uma ótima oportunidade para abordar o assunto.

“Conectando gerações e ensinando uns aos outros: descobrindo o mundo digital juntos… com segurança”. Esse é o mote do Dia da Internet Segura 2012 e diversos assuntos cabem ser destacados para alertar a população sobre os riscos da internet. A vida online da população, inclusive crianças, atrai não apenas benefícios como acesso à informação e comunicação, mas também faz dos usuários alvos para cibercriminosos.

Cada vez mais cedo, crianças aventuram-se na rede e são alvos cobiçados por mal intencionados, colocando em risco sua segurança e da família. Então, uma das melhores e mais eficientes armas contra cibercriminosos é a educação para navegação segura. Assim, trabalhamos na consolidação da consciência sobre os riscos, dificultando o trabalho de quem usa a internet para roubar dados, identidades, dinheiro ou disseminar vírus.

Para isso, pais devem estar atentos às atividades de seus filhos na internet. Entre crianças de seis a nove anos, 51% já estão em alguma rede social, mostrando que a “maturidade” digital está chegando cedo. Mas, nessa mesma faixa etária, muitas crianças (uma em cada seis) já sofreu com cyberbulling. Portanto, orientar desde cedo é a chave para que, desde o início de suas atividades online, as pessoas saibam lidar com o ônus e bônus da vida digital.

Outro fato que merece atenção é que os riscos à segurança dos smartphones estão crescendo e até as crianças tem utilizado esse tipo de equipamento: 19% das crianças sabem usar smartphones. Esse dado somado à falta de consciência dos usuários adultos sobre os riscos faz dessa uma equação preocupante e mal intencionados aproveitam a oportunidade para roubar certificados digitais por meio de rootkits, que burlam a segurança dos dispositivos móveis.

Uma das formas de disseminação desse malware são as redes sociais, onde links com conteúdo malicioso são replicados automaticamente pela vítima do crime e o endereço é compartilhado com seus contatos na rede. Portanto: desconfie até dos links vindos de amigos, eles podem ter sido disseminados sem seu conhecimento devido à vírus ou invasão do sistema operacional.

Códigos QR (códigos de barra 2D), usados bastante pela área de marketing, são outro risco crescente para quem navega em dispositivos móveis. E as empresas que utilizam esse tipo de ferramenta devem estar atentas para evitar que cibercriminosos acessem seus dados sigilosos e manipulem o código QR, para que o usuário seja encaminhado a um link malicioso. É uma nova tendência ainda pouco divulgada, mas que os profissionais de segurança da informação esperam que cresça. Mas, o conhecimento sobre esse tipo de golpe e a prevenção por parte das companhias que fazem QR codes podem ajudar a conter esse malware.

Novos riscos surgem a cada dia, com a velocidade que só a internet tem e a recomendação é que os usuários de internet busquem soluções de segurança adequadas às suas necessidades, sendo acesso via PC, notebook, smartphone, tablet, acesso corporativo, doméstico ou infantil. Para cada perfil de usuário, há uma ferramenta adequada e, aliada a ela, o comportamento seguro e educação para navegação segura das crianças devem fazer parte do dia-a-dia.

Vamos aproveitar o Dia da Internet Segura para combinar uma ação casada entre nós, da área de segurança da informação e, você, usuário.

Não apenas hoje, mas como em todos os dias online, nós nos comprometemos a continuar a busca por soluções eficientes na área de segurança da informação e divulgar informações sobre todo e qualquer risco ao usuário.

Em contrapartida, você nos ajuda a educar as crianças sobre navegação segura, usar internet atento a qualquer possível ação de cibercriminosos, notificar os órgãos competentes se notar alguma prática criminosa na internet e proteger seus computadores e dispositivos móveis com aplicativos que minimizam os riscos.

Estamos combinados?


Viewing all articles
Browse latest Browse all 7

Latest Images





Latest Images